EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Blog EPB

Cientistas avaliaram o efeito fungicida natural do Extrato Pirolenhoso contra a Fusariose, doença destrutiva que afeta culturas como o trigo e a cevada.

O Extrato Pirolenhoso é utilizado no manejo agronômico há centenas de anos, em especial nos países Asiáticos. Os benefícios se estendem desde o controle de pragas e doenças até a aumentos na produtividade. Sabendo disto, cientistas avaliaram o efeito fungicida do Extrato Pirolenhoso contra a Fusariose.

A fusariose, também conhecida como giberela, é uma doença destrutiva causada pelo fungo Fusarium graminearum. Dentre as principais culturas afetadas pela doença estão o trigo, o triticale e a cevada. O ataque do patógeno leva ao abortamento de flores e a formação de grãos chochos, enrugados e com coloração esbranquiçada. Contudo, os danos causados pelo patógeno não se restringem apenas a produtividade. Além disso, os grãos afetados e seus derivados podem ser tóxicos, tanto para os humanos, como para os animais. Tal toxicidade advém da presença de micotoxinas produzidas pelo fungo. Sendo assim, estratégias de controle da fusariose são importantes, principalmente na Região Sul do Brasil.

O manejo sustentável tem ganhado cada vez mais adeptos na agricultura em todo o mundo. E, uma atenção cada vez maior tem se voltado para a utilização de fungicidas naturais como uma das estratégias de controle de doenças fúngicas. Nesse sentido, cientistas avaliaram o efeito fungicida do Extrato Pirolenhoso para o controle da fusariose. Os resultados mostraram que o Extrato Pirolenhoso inibiu significativamente o crescimento do patógeno Fusarium graminearum in vitro e em ensaios de campo. De acordo com os autores, o tratamento com a pulverização foliar do Extrato Pirolenhoso diluído (1:200) apresentou eficácia no controle semelhante ao tratamento com fungicida químico.

O Extrato Pirolenhoso, além de apresentar compostos antifúngicos naturais, ao ser aplicado juntamente aos fungicidas químicos, ainda potencializa a absorção e amplia o efeito protetor. Adicionalmente, a aplicação do Extrato Pirolenhoso promove outros benefícios relacionados a indução de resistência sistêmica e à promoção do crescimento das plantas.

De acordo com a Pesquisadora Ângela Diniz, da Embrapa Clima Temperado, os experimentos que estão sendo conduzidos na Embrapa indicam que o Extrato Pirolenhoso aumenta as taxas fotossintéticas, ativa o metabolismo secundário das plantas e acelera as respostas ao estresse tanto biótico, quanto abiótico.

Sendo assim, a aplicação do Extrato Pirolenhoso durante todo o ciclo das culturas pode e deve fazer parte das estratégias de manejo integrado, com grande destaque em função de sua multifuncionalidade, baixo custo e sustentabilidade.

Referências:

Gao, T., Bian, R., Joseph, S., Taherymoosavi, S., Mitchell, D.R.G., Munroe, P., Xu, J., Shi, J., 2020. Wheat straw vinegar: A more cost-effective solution than chemical fungicides for sustainable wheat plant protection. Sci. Total Environ. 725, 138359. https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2020.138359

Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Leia também outros artigos:

Informação Técnica sobre Extrato Pirolenhoso

Técnicas para Produção de Extrato Pirolenhoso para Uso Agrícola

Ministry of Agriculture Forestry and Fisheries of Japan. Japanese Agricultural Standard of Organic Agricultural Products - Notification No. 59 of the Ministry of Agriculture, Forestry and Fisheries of 20 January 2000; 2000.

Potential of pyrolysis liquids to control the environmental weed Heracleum mantegazzianum

Composition, Ageing and Herbicidal Properties of Wood Vinegar Obtained through Fast Biomass Pyrolysis

Dioxinas e Furanos: origens e Riscos - Revista de Saúde Pública

Composition, Ageing and Herbicidal Properties of Wood Vinegar Obtained through Fast Biomass Pyrolysis